Pandemia reforça preferência pelo comércio local

Comprar no comércio local? Comprar o pão ou produtos na mercearia ou padaria local é cada vez mais uma preferência dos consumidores portugueses.

Partilhar

Tem vindo a crescer a preferência dos consumidores pelo o comércio local, sendo a escolha de 82% dos portugueses, acima da média europeia, com 74% dos europeus a eleger esta opção. A conveniência, filas menores em relação aos hipermercados, assim como a ausência de deslocações, são as razões que justificam essa opção, de acordo com um estudo da Mastercard, realizado em setembro, em 16 países, incluindo Portugal.

O estudo, realizado de uma amostra de 13 mil pessoas, revela uma evolução face a junho e demonstra que o grau de reconhecimento pela comunidade e pelo comércio local aumentou durante o confinamento. A maioria dos portugueses prefere comprar a alguém que já conhece e tem maior confiança nas recomendações feitas pelos lojistas locais.

“As pequenas empresas são a espinha dorsal da economia. À medida que as pessoas redescobrem os seus bairros, estão a dar uma nova oportunidade a um número significativo de pequenas empresas que oferecem produtos ótimos, variados e únicos. A Mastercard tem, por isso, procurado ajudar as pequenas empresas a prosperar e temos encorajado outros parceiros a juntarem-se a nós na celebração dos heróis locais – consumidores e lojistas. O relançamento da economia começa à nossa porta e as lojas e comunidades locais desempenham um papel fundamental na recuperação e no regresso ao crescimento”, diz Paulo Raposo, Country Manager da Mastercard em Portugal, citado em nota de imprensa.

Há uma maior ligação entre pessoas, e uma vontade de gastar mais no comércio local para ajudar as respetivas comunidades a recuperar da crise.

Neste estudo também é evidenciado o crescimento do comércio online efeito da pandemia, com 33% dos inquiridos a se mostrar disponíveis para receber as encomendas online de um comerciante vizinho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

COMUNICAÇÃO SOCIAL

 

 / 

Iniciar sessão

Enviar mensagem

Favoritos